PAÍS IDOSOS PAPÉIS INVERTIDOS!

Sexta feira final de tarde Manel dirige-se à receção da de uma Clínica de saúde para levantar os exames da sua mãe com 82 anos.  

_ ” Boa tarde venho levantar uns exames”.

 _ Não sei dizer ao certo que exames são. Sei que a minha mãe fez exames ao coraçao, fez umas análises e nesse dia veio acompanhada pelo meu irmão.

_ Diga? Óh minha senhora está a pedir-me o quê? A está hora? Eu não tenho aqui nada! Mas afinal é preciso tanta coisa para se levantar um exame? Eu não trouxe papel nenhum! Moro a dez Km da casa dela, não tenho tempo para tudo. Estive com a minha mãe no fim de semana, aliás estevemos todos juntos e ontem é que ela se lembrou de pedir para levantar os exames.

_ O que posso fazer é telefonar-lhe e ela dizer quais são os exames.

_ Tou sim? Mãe sou eu, o Manel. Vim levantar os seus exames. Diga lá quais foram os exames que fez? Óh meu Deus, os exames que fez, lembra_se que exames fez?

_ Hãa? Óh mãe não está a ouvir? Os exames, estou a perguntar dos exames… Óh mãe eu sei que já os fêz os exames. Óh mãe, também sei que vieste acompamhada pelo meu irmão! Diga uma coisa: Que exames são para levantar? Que exames é que fez? Óh mãe não está a falar com o Victor… está a falar com o Manuel!!! Diga? O Victor é que sabe?

Tou, tou sim? Olha desligou-se!

Desculpe lá minha senhora, hoje não vou conseguir levantar os exames, a minha mãe está a ouvir muito mal… volto noutro dia. 

Nossa Senhora! Há tempos trouxe-a cá para uma consulta, tivemos que nos ir embora porque enganou-se no dia da consulta. Bom, eu bem poderia ter confirmado no papel da marcação! Hoje é o mesmo, viagem perdida! Estou a ver que tenho que resolver estas coisas de outra maneira. 

_ Desculpe minha senhora, a minha mãe tem 82 anos, não me deu o recado como deve ser. Tenho que ir ter com ela, fazer mais ums quilómetros, esta vida é um stress, volto cá noutro dia.”

Eles, os nossos idosos, são adultos na terceira idade! A última idade!

Diria que na primeira idade são os pais que cuidam dos filhos e têm toda a responsabilidade pelo crescimento saudável.

Noutra fase pais e filhos são autónomos.

E quando os papéis se invertem?

_ É preciso pensar, planear, e ter sempre em mente que o idoso já não tem a mesma capacidade de gestão. Invertem-se os papeis.

Haja diálogo, comunicação, partilha, combinar as coisas de forma que tudo corra bem com os seus velhotes.

É o amor que faz a vida sorrir!

Abraço 🌺

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s